Clínica de Fisioterapia em João Pessoa

Disfunções sexuais masculinas

A Disfunção Erétil (DE) ou impotência consiste na dificuldade em alcançar ou manter a ereção peniana que seja suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Ressaltando que falhas ocasionais são comuns e fazem parte da vida sexual de qualquer homem. Somente quando o problema ocorre repetidamente é que se configura a Disfunção Erétil. A maior parte das queixas em relação à Disfunção Erétil é de que o paciente até consegue alcançar a ereção, porém esta não é suficiente para se ter uma relação sexual satisfatória. Em alguns casos esta ereção pode acontecer, mas desaparece rapidamente quando se pratica o ato sexual em determinada posição, ou ainda, durante a penetração.

No caso da disfunção erétil, a causa orgânica, que é de maior complexidade, geralmente atinge homens após os 45 anos e está associada a problemas como diabetes, cardiopatias, pressão alta, colesterol elevado, problemas na próstata, doença de Peyronie, alcoolismo, tabagismo, estresse, entre outros.

A ejaculação precoce ou rápida é um distúrbio da função sexual que ocorre com um estímulo muito pequeno; antes, durante ou quase que imediatamente depois da penetração, sem controle e antes de desejá-lo. É importante salientar que deve ser considerada se a ejaculação precoce ocorre de forma persistente e recorrente. A ejaculação que ocorre entre 1-2 minutos após a penetração vaginal sugere fortemente uma ejaculação precoce e cerca de 30% dos homens que sofrem deste mal ejaculam antes mesmo da penetração.

A ejaculação rápida é comum na juventude, no encontro com novos parceiros ou até após algum tempo de abstinência. Quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se aí sim um problema crônico, e pode ser caracterizado como um transtorno sexual.

Há dois tipos de distúrbios: a Ejaculação Rápida Primária, que existe desde o início da vida sexual do indivíduo, que nunca conseguiu controlar sua ejaculação, e a Ejaculação Rápida Secundária, que aparece num momento mais maduro da vida do indivíduo. Neste último caso, o homem já foi capaz, mas por algum motivo não consegue mais fazê-lo. A Ejaculação Rápida é a segunda disfunção sexual mais frequente, perdendo apenas para a disfunção erétil. Calcula-se que entre 20 a 40% dos homens sofrem ou já sofreram alguma vez deste problema.

Podemos ajudar?